O que é?
As bolsas de Bichat são acúmulos de gordura das bochechas. Mediante uma pequena cirurgia para a retirada desse excesso de gordura, é possível afinar e estilizar o rosto. Este procedimento de retirada se chama bichectomia.
A bichectomia é uma técnica que está no auge no setor de cirurgia estética. O procedimento consiste na extração das chamadas bolas ou bolsas de Bichat. Essas bolsas são glândulas de tecido gorduroso que se localizam nas bochechas. Essas glândulas não cumprem nenhuma função específica, somente aportam volume a região, deixando o rosto mais redondo.
Quando fazer a bichectomia?
A bichectomia está indicada para pessoas de qualquer sexo, que têm um aspecto arredondado e pouco definido do rosto. Também é indicado para pessoas que desejam ter o rosto mais estilizado e anguloso, já que ao retirar as bolas de Bichat, é possível dar um aspecto mais fino ao rosto, como consequência do afundamento da bochecha que acentua mais os pômulos.
A cirurgia é bastante simples, pois se trata de alguns cortes que se realizam na parte interna das bochechas, de onde se extraem as bolas de Bichat. A intervenção dura pouco tempo, entre 40 minutos a 1 hora e não precisa de grandes cuidados posteriores, podendo o paciente voltar a rotina diária logo após sair do procedimento. Tudo é realizado com anestesia local.
Por que fazê-la?
A bichectomia ajuda na saúde bucal deixa o rosto afinado, delicado, elegante e mais harmonioso. É um procedimento estético muito interessante com resultados duradouros.
A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto fique mais fina, delicada e retangular, características típicas de um rosto atraente, elevando a autoestima do paciente. A retirada das Bolas de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e o rosto mais fino.
Conselhos prévios e posteriores à bichectomia
- Antes de realizar a cirurgia estética para extração das bolas de Bichat, é recomendável fazer uma higienização interna da cavidade oral, dentes, gengivas, língua e bochechas, para evitar possíveis infecções.
- Não é recomendável fumar nas duas semanas que antecedem a intervenção cirúrgica.
- Depois do tratamento os especialistas recomendam aplicar gelo de maneira local durante dois dias posteriores a bichectomia, bem como se alimentar de produtos líquidos e pastosos na primeira semana, já que a região estará sensível e inchada.
- Após a extração será necessário seguir um tratamento farmacológico baseado em anti-inflamatórios e antibióticos, para evitar possíveis infecções causadas pelos alimentos ingeridos.
- Será necessário cuidar muito da higiene bucal após o tratamento e se aconselha não fumar, nem tomar álcool após duas semanas, para melhorar a cicatrização da sutura.
- Os pontos costumam sarar em poucos dias, porque a saliva favorece este processo.
- Após uma semana, será preciso visitar o cirurgião para que avalie a situação e retire os pontos, caso reste algum, pois são pontos reabsorvíveis.
Os resultados poderão ser apreciados após um mês da intervenção, devido ao inchaço. Após esse período é só curtir o novo formato mais estilizado do seu rosto.