A mordida aberta é um tipo de má oclusão que se caracteriza pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores em um determinado segmento da arcada dentária.
Há diversos tipos de mordida aberta. Ela pode ser anterior, quando os dentes da frente não se tocam. Também pode ser posterior, quando os dentes posteriores não têm contato. O uso prolongado de chupetas e o hábito de chupar o dedo são algumas das causas responsáveis pela mordida aberta.
Quando o tratamento é realizado no estágio inicial, ainda criança, é possível que o desenvolvimento facial volte ao normal e que a mordida aberta vá se fechando naturalmente. Em outros se faz necessária a intervenção com aparelho de ortopedia removível. Se usado corretamente, o resultado pode ser percebido em um ano ou menos. Os reflexos podem ser sentidos na respiração, mastigação e fonação, pois a estrutura óssea das arcadas volta à normalidade. Em alguns casos se recomenda o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
Quando o crescimento estabilizar, se necessário, será possível iniciar um tratamento com ortodontia fixa, para alinhar todos os dentes perfeitamente.