A mordida cruzada é um dos problemas de má oclusão mais frequentes. Ela caracteriza-se quando um ou vários dos dentes da arcada superior, ao fechar a boca (mordida), ficam por trás dos dentes da arcada inferior. É necessário saber que, em uma mordida normal, os dentes da arcada superior devem ficar à frente dos dentes da inferior.
No entanto, há diferentes tipos de mordida cruzada em função de qual seja sua origem:
- Quando os maxilares se encontram na sua posição correta, mas os dentes se inclinam em direção ao interior;
- Quando o maxilar superior tem um tamanho inferior ao da mandíbula;
- Ambos os problemas. Se produzem simultaneamente os dois problemas anteriores;
A mordida cruzada pode ser considerada anterior, posterior ou unilateral, afetando somente um lado da arcada ou ambos os lados.
A mordida cruzada pode aparecer em qualquer idade e se não corrigida, pode afetar o desenvolvimento e crescimento normal da estrutura facial e favorecer na futura aparição de problemas dentais, musculares, ósseos e articulares. Embora normalmente tenha origem genética, a mordida cruzada pode ser agravada por hábitos inadequados, como uso prolongado de chupeta ou mamadeira e chupar o dedo. Esse tipo de mordida pode prejudicar o desenvolvimento facial, a fonação, a mastigação e a respiração da criança. Recomenda-se o tratamento mais precoce possível.